Pra quem curte Synthpop

9 de jun. de 2009

Galera neste post eu gostaria de falar um pouco sobre meu estilo favorito, o synthpop.
E pra você que também curte esse som, mas não conhece toda sua essência aí vai um pouco de sua história.

Synthpop é um estilo de música que se iniciou no final dos anos 70, onde os teclados e sintetizadores são os instrumentos musicais dominantes, mas não pensem que se esqueceram dos baixos guitarras e baterias. Esse ritmo é considerado por muitos como a junção máxima da música eletrônica com o rock. O synthpop teve grandes nomes como Numan, Ultravox e Devo que começaram a utilizar o sintetizador como instrumento principal. O jeito das músicas é bastante parecido com o movimento New Wave, produzida como as outras musicas pop's da época, tinha uma melodia calma, suave e até alegre.
Dessa época do synthpop podemos destacar dois grandes nomes: Depeche Mode e The Human League que dispensam apresentações. Com seu estilo simples de fazer música essas duas bandas moveram multidões aos seus pés.

The Human League - Don't You Want Me (Link)

Depeche Mode - Just Can't Get Enough (Link)

Hoje esse estilo permanece vivo nas guitarras e sampler's de Cut Copy, trio australiano que foi muito influenciado pelas músicas de New Order, The Human League e Daft Punk.
Em seu último disco (In Ghost Colours) a banda resolveu mergulhar mais na onda New Wave, com letras mais sérias e um tom californiano no vocal. O álbum é quase totalmente mixado.
Outra amostra do synhtpop de hoje é o projeto paralelo de Luke Steele do The Sleepy Jackson e Nick Littlemore do PNAU. Empire Of the Sun, trás com sua música de abertura, Walking On A Dream, um ritmo não afetado pelo hard-rock, e muito mais focado em seu lado eletrônico. É leve, harmoniosa e vem acompanhada com uma ótima letra e um vocal característico de Luke Steele.

Cut Copy - Out There On The Ice (Link)

Empire Of The Sun - Walking On A Dream (Link)

E esse é só o começo galera, vem muito mais synthpop por aí, é só ficar ligado aqui no Geek Sound pra saber tudo o que rola na cena das melhores pistas do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário